Image Map
  • Pullips
    http://i25.photobucket.com/albums/c98/nanadorough/teste000001_zps3f1d850a.png
    Clique e conheça mais sobre estas encantadoras dolls! Leia Mais...
  • Rainbow Cupcake
    http://i25.photobucket.com/albums/c98/nanadorough/teste000002copy_zps036529c7.png
    Aprenda aqui como fazer a lendária receita de cupcake arco-íris! Leia Mais...
  • Backstreet Boys
    http://i25.photobucket.com/albums/c98/nanadorough/teste000005_zpsb518dd09.png
    Leia neste post como esta incrível banda faz parte da minha vida há mais de uma década e a minha saga para conhecê-los! Leia Mais...
  • Britney em imagens raras
    http://i25.photobucket.com/albums/c98/nanadorough/teste000004_zps8cfbd2dd.png
    Veja aqui imagens raras de Britney Spears em sua trajetória pessoal e profissional. Leia Mais...
  • Salvador
    http://i25.photobucket.com/albums/c98/nanadorough/teste000006_zpscada8fdb.png
    Veja aqui imagens desta terra encantadora e cheia de luz! Leia Mais...

25 janeiro 2012

Rejeição é para os fracos!

Oi gente!!!

O mundo hoje lida com um vilão silencioso e que muita gente não gosta nem de falar sobre: rejeição.

As pessoas, muitas vezes, se cercam de mecanismos ilusórios para não se sentirem rejeitadas.

Vale tudo: é aparencia física, dinhero, favores, vaidades, redes sociais, eventos...

Até manter "figurantes" em sua vida (ou seja, pessoas que nada acrescentam ou significam, ou por quem muitas vezes não se tem nem carinho), para que se mantenha uma falsa ilusão de preenchimento e de não-rejeição.

Quem nunca viu a bonitona da escola que arruma umas coleguinhas "feias" só para ela aparecer mais? Ganha a "feia" que tem a ilusão de não-rejeição e a "bonita" que continua a acreditar na falsa ilusão de que ninguém a rejeita.

Todos nós precisamos de elogios e palavras positivas sobre o que fazemos. É saudável e faz sempre bem ao nosso ego, nos motivando.

Porém, quando o medo da rejeição se torna algo obsessivo, torna-se desagradável, principalmente para quem convive.

Eu conheço muita gente assim, de todos os tipos (e você também deve conhecer):

Os que se preocupam demais em mostrar o quanto sua família é feliz e financeiramente realizada e que escancaram a porta de sua casa para que os outros invejem tamanha felicidade. Promovem festas, jantares, churrascos e tudo que possa expor o quanto são perfeitos. (Ah tá...)

Os lindos e lindas por fora e vazios por dentro, que acumulam milhões de amigos que não passam de preenchimento de foto, redes sociais e números de telefone na agenda. (Afinal, quem nesse mundo tem 40 amigos de verdade, a ponto de dividir toda foto de balada com eles? A pessoa não tem um álbum de sua vida, mas fotos com multidões!).

Os que querem ajudar todo mundo sendo os "super-heróis" benevolentes, a quem todos devem favores. Estes são terríveis, pois têm uma necessidade em mostrar que são bons e desprendidos espiritualmente, que chega a dar medo. Diz-se que "o que uma mão faz, a outra não precisa saber". No caso desde tipo de gente, não só a mão, mas todo mundo fica sabendo de todas as bondades "despretenciosas" que esta pessoa pratica.

Há também os que necessitam de constante apreciação do que fazem, como se suas próprias convicções não bastassem.

Precisam anunciar para todos os cantos, o que fizeram, como fizeram e como são felizes e bem-sucedidos em tudo que fazem (e geralmente atraem gente que dá esse "feedback positivo" a elas, pois o fazem também querendo aceitação. Troca perfeita, não?!)

Nesta categoria, há também os que só tiveram uma grande realização na vida e a carregam para sempre, anunciando e perpetuando aquele momento como se ele não tivesse fim. Com o medo de rejeição (pois não tem nada de interessante pra contar), acabam se tornando maçantes, pois não falam de outra coisa.

Há os que enganam a si próprios e vestem uma "carapaça" de algo que não são: a de paizão que ama a esposa, a mocinha de família, a esposa dedicada, o funcionário prestativo, o amigo atencioso... Uns fingem tão bem que conseguem enganar até quem os cerca. Mas o coração de quem se porta assim, certamente vive inquieto, pois não concorda com a forma que a razão o impôs a agir.

Tudo isso pra quê?

Pra não ouvir, de repente, um "não". Uma verdade, que talvez doesse na hora, mas que depois serviria para mudar comportamentos e posturas. Medo de ouvir verdades que muitas vezes nos amadurecem e nos fazem ver a vida com outros olhos.

Medo, mutas vezes, de viver a vida.

O medo da rejeição existe, mas você já parou para pensar se a opinião de TODOS os que te cercam realmente te importa ou você está só com medo de expor quem realmente você é?


Será que às vezes a rejeição não se torna uma prisão psicológica em que fomos colocados e temos medo de sair dela?

Será que ouvir um "não" ou ser rejeitado por alguém doeria na mesma intensidade que sempre imaginamos que vai ser?
Acho que não...

Se pararmos para pensar, são pouquíssimas as pessoas pelas quais daríamos nossa vida e tudo mais que temos de precisoso. E estas pouquíssimas pessoas sempre sabem como nos dizer a verdade e nos criticar, sem ofender, pois nos amam. Elas sempre nos ajudam a ficarmos bem e se preocupam com isso. Não querem ver nosso mal.

E é para elas que temos que SEMPRE mostrar nosso melhor. Mas não um "melhor" fajuto em prol das aparências, como eu mostrei antes. Nosso sorriso e aviso de que "tá tudo bem" já é um presente!

Elas não se importam se temos ou não emprego, carro, casa, corpo sarado, milhões de contatos, cabelo arrumado, maquiagem ou roupa de marca.

Elas lembram de nosso aniversário sem termos feito festa. Ficam felizes com o anúncio da chegada do bebê, sem precisar de chá de fralda. Desejam toda a felicidade do mundo, sem precisarmos de casamento no civil, religioso ou festa.

São para estas pessoas que temos que dedicar todo o nosso amor. Pois elas jamais nos rejeitarão e gostarão de nos ver SEMPRE como somos de verdade.

Tudo que é de bom e de ruim em você, quem te ama de verdade saberá entender e respeitar!

Mal humor, preguiça, cabelos desarrumados, celulite, mania de limpeza, passado, presente, futuro, religião, escolaridade...

Assim não há porque viver à sombra do fantasma da rejeição! Passe a valorizar quem realmente te ama e te respeita e fique bem para eles! Busque a opinião, o carinho e o colo deles.

Que você tenha apenas uma pessoa especial em sua vida, mas procure-a, quando mais precisar!

Não se permita viver às custas de ilusão ou do que você acha que as pessoas esperam de você, porque talvez, elas nem esperem nada!`

E quando se sentir rejeitado(a), pondere.

Veja se realmente você decepcionou alguém que é importante pra você.

Ou se simplesmente a rejeição foi um favor que fizeram em poupar você da convivência com pessoas que não gostam de verdade de você!

No mais, seja feliz. Seja lá como for, mas que seja à SUA maneira!

Com carinho,

Naná.

13 comentários:

Renatinha disse...

Que texto maravilhoso...vc realmente escreve muito bem!!Tem muita gente precisando ler isso! Parabéns! Bjuu

Adriana Morena disse...

Adorei o texto parabéns,estou te seguindo>bjs
http://www.chocolatecommenta.com/

Lalah Melo disse...

Infelizmente sempre estivemos cercadas de pessoas assim, né?
No fim só dá pra sentir pena...

Bjos!

Jaque disse...

Adorei o texto, muito bom!
Xoxo

Quinze Desejos

Jô Santos disse...

Parabéns pelo texto, a vários posts anteriores já percebi que vc escreve super bem.
Aqui está mais um para comprovar.
http://maosdemocas.blogspot.com

Dudu disse...

Amor da minha vida!

Um dos seus melhores textos, de tantos maravilhosos que você sempre escreve.

Nossa opinião sobre o assunto é parecida, você sabe. E quando vamos lendo, muitas coisas e pessoas vêm à cabeça.

E no final, uma verdade é irrefutável para mim, não importa o que aconteça: a única pessoa que me importa nessa vida é VOCÊ! Te amo para sempre!

É em você onde me encontro, onde sou feliz, onde sou quem eu realmente sou. E espero ser sempre assim para você também.

Dudu disse...

Amor da minha vida!

Um dos seus melhores textos, mais um entre tantos textos maravilhosos que você escreve.

Eu também tenho minha opinião parecida sobre o assunto, você sabe. Enquanto lia o texto, me lembrei de muitas coisas e pessoas.

A única verdade irrefutável que eu sei, não importa o que aconteça, é que EU TE AMO PARA SEMPRE. Você é a única pessoa que realmente me importa e que vale a pena estar junto sempre.

É em você que me encontro, que me sinto vivo e feliz, que sou realmente quem eu sou, é meu porto seguro, é minha alma gêmea.

Em você não encontro rejeição, encontro o verdadeiro e puro amor.

Ana Maria disse...

Ay, vomitei um arco-íris com glitter agora...

Você sabe que a sua opinião (e tudo o que vem de você) é sempre muito importante pra mim e que você faz parte das pessoas que citei, com quem importo sempre em dar meu melhor, em ser o melhor que eu puder sempre!

EU TAMBÉM TE AMO PRA SEMPRE! Em todos os momentos, pro que der e vier!

Porque só nós dois sabemos o que já passamos e o quanto nosso amor só se fortaleceu com tudo isso.

Foi por conta de palavras e atitudes suas que pude chegar até aqui e me fortalecer em tantos aspectos...

Amo muito você e você também escreve muito bem (e deveria ter um blog), ok?!

E vamos parar porque eu vou começar a chorar!

Amo você!

Ana Maria disse...

Nha, Renatinha!

Você é que escreve bem demais... *_*

Muuuuita gente está precisando ler e ENTENDER isso! Fatão.

Beeeijos!

Ana Maria disse...

Também estou te seguindo querida!

Obrigada pelo elogio!

Beijos!

Ana Maria disse...

Obrigadinha pelas doces palavras, Jaque!

Beeeijos!

Ana Maria disse...

Muito obrigada, Jô!

Fico imensamente grata pelo seu carinhoso comentário!

Abraços e continue conosco!

Ana Maria disse...

Ah, mana... Vc entendeu né?!

Deixa quieto então!

Beijos!

Real Time Web Analytics