Image Map
  • Pullips
    http://i25.photobucket.com/albums/c98/nanadorough/teste000001_zps3f1d850a.png
    Clique e conheça mais sobre estas encantadoras dolls! Leia Mais...
  • Rainbow Cupcake
    http://i25.photobucket.com/albums/c98/nanadorough/teste000002copy_zps036529c7.png
    Aprenda aqui como fazer a lendária receita de cupcake arco-íris! Leia Mais...
  • Backstreet Boys
    http://i25.photobucket.com/albums/c98/nanadorough/teste000005_zpsb518dd09.png
    Leia neste post como esta incrível banda faz parte da minha vida há mais de uma década e a minha saga para conhecê-los! Leia Mais...
  • Britney em imagens raras
    http://i25.photobucket.com/albums/c98/nanadorough/teste000004_zps8cfbd2dd.png
    Veja aqui imagens raras de Britney Spears em sua trajetória pessoal e profissional. Leia Mais...
  • Salvador
    http://i25.photobucket.com/albums/c98/nanadorough/teste000006_zpscada8fdb.png
    Veja aqui imagens desta terra encantadora e cheia de luz! Leia Mais...

28 setembro 2012

Correios: Muita calma nessa hora!

Olá, pessoal! 

Como vão vocês?! 

Eu não ia falar sobre esse assunto, mas depois que vi um monte de gente falando de seus "dessabores" com relação aos Correios, resolvi contar minha experiência e dar algumas diquinhas pra quem, como eu, já esteve com o cu na mão o coração na boca, morrendo de medo de ter sua encomenda extraviada.

Vi isso em:https://www.facebook.com/bluecomicsoficial
Como este humilde bloguinho tem como função também de informar, é por meio dele que vou passar minha real experiência e alguns conselhos de quem testou os mais diversos caminhos de contato com este serviço que já foi bom em algum lugar bem distante no passado...

Minha intenção não é assustar ninguém. Pelo contrário, é informar alguns fatos para que você não tenha más surpresas com suas encomendas!

Bom, quando você compra alguma coisa via internet, provavelmente isto se dá por três motivos:

- Pela praticidade de comprar em casa mesmo;

- Por ser mais barato;

- Ou por não existir o produto no Brasil.

Todas estas três alternativas fazem do consumidor de e-commerce um ser que fica feliz, ao ver que sua compra foi efetuada com sucesso (e ao ver também seu código de rastreamento dos Correios).

Pra quem não conhece ou nunca usou os serviços de entrega dos Correios, em serviços nos quais você paga pelo registro (seja sedex, pac ou outros) você recebe um código de rastreamento de sua encomenda. 

E pra quê teoricamente serve este rastreamento?  Para que você saiba por onde anda sua encomenda e quando ela chegará em suas mãos.

Veja um exemplo real meu, para que você entenda como funciona:

Retirei o código de rastreamento, pois tal informação não é relevante neste caso.
Então, essa janelinha azul é o site mais visitado por 10 entre 10 usuários dos serviços dos Correios, pois aguardamos ansionamente novas atualizações sobre o paradeiro de nossas encomendas.

Entretanto, a coisa não é tão fofinha como parece.

Como vocês podem perceber, muitas encomendas podem ficar dias (é isso mesmo que você ouviu: dias) sem qualquer atualização (como foi o caso dessa minha).

E é aí que começa o seu desespero: Onde está meu estimado pacote? Bom, antes de você se descabelar, ter palpitações, chorar copiosamente e ter crise nervosa, aí vão algumas observações de quem já passou por isso:

1. Não adianta perguntar maiores informações para os Correios sobre a sua "encomenda teoricamente sumida": O sistema de rastreio que eles têm é o mesmo que tá no site. Eles (dos CTE, CEE, Agências e CTCE) olham no site dos correios o seu rastreio e dizem as mesmas informações que você já sabe. Assim sendo, não perca seu precioso tempo com isso. No máximo, eles podem olhar no depósito se a sua encomenda está entre as retidas, mas, além disso, não.

Vale deixar claro: Não é má vontade deles (pelo menos aqui em Uberlândia, foram muito gentis comigo), é falta do instrumento mesmo.

2. Consulte os prazos máximos de entrega para a sua encomenda (de acordo com a localidade e tipo de entrega escolhido): Você pode consultar aqui: http://www.correios.com.br/precosPrazos/default.cfm.

Caso o prazo ainda não tenha expirado, das duas, uma: reze muito ou relaxe (e espere para se estressar depois, com os procedimentos que vou explicar daqui a pouco). Pois antes do prazo expirar nada pode ser feito, a não ser esperar que o rastreamento seja atualizado.

Não adianta ligar em lugar nenhum, recorrer à internet, nem nada disso. Os Correios só aceitam reclamações após expirar o prazo de entrega. Mas falaremos disso depois.

3.  Esqueça (ou melhor: não bote fé) no papo de que Sedex entrega rápido: Se você mandar uma encomenda por Sedex (ou mesmo receber), já coloque na cabeça que ela pode demorar tanto quanto o PAC. Não acredita?

E se eu te disser que este exemplo de rastreio que eu coloquei anteriormente é de uma encomenda Sedex?!

Pois é... Não confie, prepare seu coração para ela demorar a chegar! Se chegar no prazo, você estará no lucro!

4. As informações do rastreio não são em tempo real. Nem tampouco tão fiéis assim à realidade...

Pode ser que sua encomenda já esteja em sua cidade e o rastreamento dela não foi atualizado no site. Não viu a minha?  Em menos de um dia teve diversas atualizações e depois ficou dias sem aparecer nada. Interessante, não?

Daí você me pergunta: Pra quê código de rastreamento então?!

E eu respondo: Também não sei.

5. Passou do prazo de entrega, o que que eu faço?! Agora sim você pode entrar em pânico. Brincadeirinha!

É a hora de fazer o PI.

E o que é um PI?

PI é o famoso "Pedido de informação", no qual o remetente irá requerer junto aos Correios informações precisas sobre o paradeiro da encomenda. (Em resumo: é um pedido de "vasculhe em todos os cantos e dê um paradeiro exato de onde meu pacote está").

Os Correios tem até 5 dias úteis (contados a partir do dia seguinte ao PI efetuado) para te dar um parecer de onde a encomenda está. Geralmente a encomenda chega pra você antes de acabar os 5 dias úteis (como foi meu caso, ela chegou na minha casa, no dia seguinte).

Agora, cabem algumas observações:

a) O PI deve ser obrigatoriamente feito pelo remetente da encomenda. Não adianta você, destinatário, fazer. Se você comprou em algum site, peça para o vendedor fazer o PI e te dar o número de protocolo.

b) Não xingue de tudo que é nome, nem rogue praga na quinta geração de descendentes do vendedor do site pelo atraso da entrega, pois ele não tem culpa. Se ele postou na data combinada, a culpa pelo atraso é dos Correios e não dele.

c) Questione e exija que seja feito o seguro sobre a encomenda. Muitos vendedores já fazem automaticamente, sem que o consumidor peça. Entretanto, peça sempre que seja feito o seguro de sua encomenda (1% do valor declarado), para que ele seja requerido pelo remetente em caso de extravio e, assim o vendedor reembolse você.

6. A Internet "assusta" muito a gente... Não vá achando que você vai ser o infeliz "contemplado" com o extravio de sua encomenda... Elas ficam sumidas por uns dias, mas na maioria dos casos costumam aparecer.

Trabalhe sua cabeça com prazos reais e não com a ansiedade (mesmo que você não concorde com os prazos explicados pelos correios, mas são estes e não há como fugir). 

Por mais que a encomenda desapareça por uns dias, é bem provável que irá chegar ao seu lar. Com atrasos? Mas chega! E se tiver seguro, melhor ainda, pois você sabe que a compensação financeira (pelo menos) estará garantida, caso a encomenda seja decretada extraviada.

No mais, preste muita atenção em onde (e com quem comprar) e evite enviar documentos e artigos de valor sentimental pelos Correios. (Afinal, este tipo de encomenda não vai ser com dinheiro que você vai poder compensar o prejuízo da perda).

Espero ter ajudado vocês!

Com carinho,

Naná.












2 comentários:

Dudu disse...

Correios... testando nossos corações e nossa paciência desde mil e alguma coisa, hehehe.

A chegada da encomenda foi mais difícil e demorada que um parto, literalmente. Mas chegou, graças a Deus.

Foi a primeira vez que uma compra nossa demorou além do prazo para chegar, e justamente os Correios, uma instituição que sempre foi pontual e correta entre as federais, agora está deixando a desejar. Mas que bom que fizeram a parte deles, mesmo atrasados.

Ótimo post!

Te amo!

Binha disse...

Naná
Ler este post pra mim hoje foi praticamente uma terapia. Útil demaissssssssss pra aliviar minha tensão. Estou passando maior perrengue com os correios. Morro lendo ... o objeto não foi localizado no fluxo postal. Um sedex postado em 02/06!!!!!!!!!!! Isso mesmo!! Haja paciência e esperança.
Bjus querida! Conheci teu blog e agora sempre estarei por aqui.
Meu cantinho é: www.roblili.blogspot.com.br

Real Time Web Analytics